Quem sou eu

Minha foto
Advogado formado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Nasceu em Orleans/SC, mas mudou-se para Palhoça/SC, aos 04 anos de idade.

Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: DA CRIMINOLOGIA CLÁSSICA À JUSTIÇA RESTAURATIVA

AUTOR: Luiz Otávio Simone

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Monografia apresentada ao Curso de graduação em Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel.

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo a análise das causas que originam a delinqüência através das teorias criminológicas e de como o Estado vem aplicando as medidas socioeducativas às crianças e aos adolescentes que cometem atos infracionais e mostrar a contribuição da justiça restaurativa na humanização destas aplicações. Para isto, a pesquisa observou, primeiramente, os aspectos da evolução histórica das normas que tratam sobre a criança e o adolescente. Em seguida, as principais teorias criminológicas sobre a origem da delinquência e suas contribuições para a construção da criminologia crítica. E finalmente, focou-se na análise da forma pela qual o Estado tem aplicado as medidas socioeducativas aos adolescentes em conflito com a lei, e das contribuições que a Justiça Restaurativa pode proporcionar a esta aplicação de medidas.

Palavras-chave: Crianças. Adolescentes. Delinquência. Medidas Socioeducativas. Justiça Restaurativa.

Disponível em <http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/101738_Luiz.pdf>. Acesso em 13/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário