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Advogado formado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Nasceu em Orleans/SC, mas mudou-se para Palhoça/SC, aos 04 anos de idade.

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quinta-feira, 30 de junho de 2011

O POVO BRASILEIRO RECLAMA DEMAIS. SERÁ?

Após a reconstrução de uma Rodovia em Naka na Província de Ibaraki em apenas seis dias, destruída pelo terremoto de 9 graus na escala Richter, que atingiu a costa nordeste do Japão em 11 de março, foi a vez da China ensinar aos governantes brasileiros como trabalhar.
Corretas as afirmações de que o trecho da Rodovia japonesa possuía uma extensão de apenas 150 metros, quase irrisória, mas algumas das obras de contenção de barreiras ao longo da BR 282, no trecho se Santo Amaro da Imperatriz/SC a Rancho Queimado/SC, com alguns metros de extensão levaram meses apenas para serem iniciadas.
Mas vamos nos dar por satisfeitos com estes argumentos e receber abertamente esta justificativa, aceitando a impossibilidade de comparação diante de inexpressividade da obra japonesa.
Vamos então analisar o exemplo Chinês, para dirimir quaisquer duvidas acerca da ineficiência do poder público brasileiro.
Foi inaugurada hoje (30/06/2011) em Qingdao, província chinesa de Shandong, uma ponte que ira ligar o centro da cidade ao subúrbio de Huangdao, encurtando a viagem cerca de 30 Quilômetros.
A ponte de 36,48 quilômetros começou a ser construída em 2007 e custou 14,8 bilhões de yuans ao Governo Chinês (cerca de R$ 3,6 bilhões).
Para se ter uma idéia, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis/SC, tem cerca de 821 metros de extensão, encontrando-se em processo de restauração.
Somente na primeira etapa, iniciada em 2006, foram investidos cerca R$ 22 milhões, existindo uma previsão de que segunda fase ainda serão aplicados cerca de R$ 155 milhões, atingindo um montante de R$ 177 milhões.
A previsão era de que as obras fossem entregues até o termino do ano de 2010, mas estamos alcançando o mês de julho de 2011, sem a entrega desta obra tão importante para a população do município.
Se a ponte Hercílio Luz possuísse a extensão da ponte inaugurada na China, considerando os investimentos previstos, custaria aos cofres públicos quase R$ 8 trilhões.
Ainda acha que o povo brasileiro reclamada demais?

Referências:

Histórico da Ponte Hercílio Luz: Projeto, Construção e Inauguração. DEINFRA – Departamento Estadual de Infraestrutura. Disponível em <http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_HercilioLuz.jsp>. Acesso em 30/06/2011.
Japão reconstrói rodovia em apenas seis dias após terremoto. Ijuhy.com. Disponível em <http://www.ijui.com/noticias/mundo/1832-japao-reconstroi-rodovia-em-apenas-seis-dias-apos-terremoto>. Acesso em 30/06/2011.
Ponte sobre mar mais longa do mundo é inaugurada na China. Bol Notícias. Disponível em <http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/06/30/ponte-sobre-mar-mais-longa-do-mundo-e-inaugurada-na-china.jhtm>. Acesso em 30/06/2011.
Restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, deve ser concluída até o fim de 2010. O Globo. Disponível em <http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/06/15/restauracao-da-ponte-hercilio-luz-em-florianopolis-deve-ser-concluida-ate-fim-de-2010-756346358.asp>. Acesso em 30/06/2011.

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